top of page

COMO TORNAR-SE UM BOM MÁGICO

Apesar de que os truques ensinados nesta oficina não dependem de muitos ensaios, é preciso que se tenha decorado  todo o seu desenrolar. A regra primeira do bom mágico é “Nunca  execute um truque antes de estar totalmente familiarizado com ele” , assegure-se de que:
 O SHOW DE MICROMAGICA OU “CLOSE UP”

   
A micromagia é tão antiga como a própria Arte Mágica. Porém, recentemente, tornou-se uma das modalidades de Prestidigitação e Ilusionismo mais em prática no mundo todo. Também chamada de “Close-Up Magic”, Magia de Perto ou Mágica de Mesa, tornou-se uma coqueluche no meio artístico. A sua peculiaridade reside no fato de que o mágico trabalha muito perto do público.
 
   O seu sucesso tem sido tão grande que já se realizam seminários, festivais e congressos em todos países adiantados do mundo. Estando o mágico sentado à mesa, pode exibir-se para uma, duas, cinco, vinte, cinqüenta ou mais pessoas. A atuação mágica, nesta modalidade, é muito mais convincente e intensa porque é uma forma direta e aconchegante. O impacto causado na assistência é muito maior, porque lhe parece impossível ser enganado a uma distância tão pequena. Como o mágico utiliza-se de aparatos e acessórios pequenos, é mais apropriada  para atuações em ambiente familiar, na escola ou salões de clube.
   COMO ATUA O MÁGICO

O mágico tanto pode atuar junto ou sentado à uma mesa, de preferência forrada com um pequeno tapete ou mesmo uma simples toalha. A sua direita, uma segunda cadeira voltada para o seu lado, uma maleta em forma de valise (007) guarda ordenadamente todos os seus aparatos de trabalho. O público ficará sentado a sua frente, guardando certa distância da mesa.
 
A aparelhagem do mágico é a mais simples possível: moedas, cordéis, copos, baralhos e tudo que possa ser transformado em um truque.
 
O trabalho do mágico pode basear-se num simples truque mecânico, como num complicado passe de prestidigitação, dependendo da habilidade e aptidão de cada atuante. A música também pode fazer parte da apresentação. Um cd , pen drive com músicas selecionadas, serve como fundo para certos truques. A duração da apresentação pode variar de 20 a 40 minutos.
 
Para um bom êxito de uma apresentação de Micromagia, é bom que o mágico conduza seus expectadores mais ou menos dentro  do seguinte com texto:
 
A) O público deve permanecer em silêncio e no mínimo uns três metro de distância de sua mesa de trabalho. Seus flancos devem ser respeitados.
 
B) Um ou dois expectadores podem tomar parte em certos números, como escolher uma carta, ditar nomes ou números pedidos pelo mágico, etc.
 
C) É norma, aplaudir-se o mágico somente no final de sua apresentação
 
D) Embora o trabalho do mágico seja feito sentado, pode ele executar certos números em pé ou mesmo junto aos expectadores.
 
E) O comportamento do mágico deve ser cordial, alegre, calmo e convincente. Nada de afetações, vacilações e nervosismo.
 
F) Prepare um programa daquilo que vai ser apresentado na ocasião e ensaiar  muito bem cada número. O ensaio traz segurança e desembaraço ao mágico.
 
G) Caso algum número não sair satisfatório ou mesmo errar, não se perturbe. Peça desculpas e passe logo para a mágica seguinte do programa.
 
Em linhas  gerais, este seria o andamento de um show de micromagia ou “Close-Up”. Naturalmente, com as variações e particularidades de cada praticante.
   A VARINHA DO MÁGICO

Este suposto transmissor de força mágica, tem um fim muito diferente daquele que o público lhe atribui, sendo apenas poderoso auxiliar de mágico, quando se propõe, à vista do público, dar uma sessão de Arte Mágica.
 
Ela serve para facilitar a escamoteação de um objeto, desembaraçar-se do mesmo, mostrar a aparição ou substituição de um objeto por outro, etc.
 
Se  quiser, por exemplo, fazer desaparecer um lenço, um anel ou objeto pequeno, não terá mais do que passá-lo aparentemente da mão direita para a esquerda que se conserva fechada como se tivesse  efetivamente tomado qualquer coisa, e com a mão direita tomar a varinha que se tinha em baixo do braço esquerdo. Ao tomar a varinha, esse objeto fica oculto e empalmado na mão direita. Como a posição dessa mão é muito o espectador não pode suspeitar que o  objeto esteja nela e sim na mão esquerda
 
.Entretanto, a mão esquerda como se na realidade estivesse apertando ou pulverizando o objeto que se quer fazer desaparecer. Mostra-a depois vazia tocando nela com a varinha.
 
E ao deixar a varinha, larga o objeto atrás de qualquer coisa que se tenha Propositalmente disposto sobre a mesa.
1º) Suas roupas estejam limpas e bem passadas.
 
2º) Unhas aparadas, mãos limpas e cabelos penteados.
 
3º) Use um fundo musical para as mágicas mudas (aquelas em que o mágico não precisa falar).
 
4º) Recomende atenção, para que os espectadores mantenham certa distância da sua mesa de trabalho, sempre uns 3mts.
 
 5º)Tenha todo o equipamento pronto e certifique-se de que tudo está ao alcance de sua mão, sem faltar, no momento da execução. Arrume cada truque separado um do outro, sem perigo de cartas se misturarem ou bolas rolarem.
 
6º) Execute seus truques calmamente e procure falar somente o necessário. Existem mágicos famosos que nada falam em suas exibições. Enquanto não tiver segurança e traquejo, escolha números que não precisam de locução.
 
7º) Estude, pratique, faça alguns truques a amigos e familiares (que o queiram ajudar, naturalmente), depois exiba-se em reuniões festivas e virá sua segurança aumentar, as mágicas tornam-se cada vez mais fácil. Verá igualmente seu prestígio crescer e transformar-se na pessoa mais  querida e admirado do círculo de suas relações.
 
Saiba escolher os truques adequados para cada tipo de show. Vamos antes saber em que constitui as diversas categorias de espetáculo e que é válido exibir em cada uma delas.

todos os direitos reservados 2013©skarlone.com

Produzido por: 

bottom of page